sábado, 17 de abril de 2010

Mensalão - Lula Sabia e Admitiu Isto Ao STF

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou ao Supremo Tribunal Federal, na quinta-feira, seu depoimento sobre o caso mensalão.

Na resposta ao questionário feito pelo Ministério Público Federal, Lula reconhece pela primeira vez que ouviu em março de 2005 do presidente do PTB, Roberto Jefferson, o alerta sobre a existência do esquema de compra de congressistas da base aliada.

O documento foi entregue no mesmo dia que o plenário do STF rejeitou pedido da defesa de Jefferson para incluir Lula entre os réus do processo.


Como revelou a Folha, Lula respondeu que não conhece pessoalmente o publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza, acusado de ser operador do principal escândalo de corrupção do governo petista.

Segundo a reportagem, Lula repete a versão que já deu em conversas reservadas sobre Valério. Diz que o publicitário nunca esteve na Granja do Torto.

Jefferson falou de mensalão ao Lula em reunião no Palácio do Planalto na qual estavam Aldo Rebelo e Walfrido dos Mares Guia, à época ministros das Relações Institucionais e do Turismo, respectivamente; Arlindo Chinaglia, então líder do governo na Câmara, e José Múcio, na época líder do PTB.

Na primeira entrevista à Folha, Jefferson afirmou que Lula chorou quando ele o alertou sobre o mensalão e que disse "não ser possível".

No documento do Ministério Público, enviado para Lula em novembro, o presidente é questionado se soube do mensalão por outra pessoa. É uma alusão a uma conversa entre o presidente e o então governador de Goiás, o tucano Marconi Perillo, em maio de 2004.

O presidente diz que só soube de detalhes do esquema de compra de apoio parlamentar após as revelações de Jefferson à imprensa.


Desde a revelação do mensalão, há rumores de que Delúbio Soares, então tesoureiro do PT, teria levado Valério à Granja do Torto para se encontrar com Lula, que nega essa versão.

Até mesmo no Brasil, mentira tem pernas tortas e um dedo a menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...