quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

A elite branca de olhos azuis


Para a esquerda, alguns playboys são melhores que outros

A discussão envolvendo Chico Buarque, Tulio Dek e Álvaro Garneiro Filho continua repercutindo na internet, sobretudo entre os círculos ligados à esquerda. Para eles, aquilo foi um ato fascista, uma demonstração de intolerância e falta de respeito com o grande cantor Chico Buarque, maior pela sua luta pela democracia do que pela genialidade de sua obra. Segundo esses mesmos, os antagonistas de Chico seriam apenas playboys influenciados pela mídia golpista que foram importunar esse grande brasileiro. Até o ex-presidente Lula emergiu da sarjeta onde se escondeu após os desdobramentos das operações Lava jato e Zelotes para prestar solidariedade ao camarada. Pelo visto, a acusação de que Chico é um esquerdista caviar doeu muito na grande esquerda. A mitômona Dilma, que não consegue concatenar uma frase com sentido, mandou algum sabujo escrever algumas palavras de apoio ao comunista caviar.

A alegação de que Chico lutou por democracia é falsa. Sendo ele um comunista declarado, fica evidente que ele lutou contra uma ditadura de direita porque prefere uma ditadura comunista como as que o próprio cantor sempre apoiou. Isso não é lutar por liberdade, é apenas lutar para trocar um senhor por outro ainda mais cruel. E dizer que o fato dele ser supostamente um gênio da musica (há controvérsias), não torna ninguém livre do contraditório.  Chico é um compositor razoável, um cantor irrelevante e um militante que defende um plano criminoso de poder.

No entanto alguns dos argumentos utilizados por essa esquerda tupiniquim devem ser observados com atenção: eles se ressentem do fato de que os críticos de Chico eram pessoas ricas e brancas. Qual é o problema, se o próprio Chico é rico e branco? “São playboys”. E o senhor Francisco Buarque de Hollanda, filho do sociólogo Sérgio Buarque de Holanda e Maria Amélia Buarque de Hollanda? Ao que se sabe esse senhor vem de famílias tradicionalíssimas. De acordo com a Constituição, ser rico, branco ou de família tradicional não confere ou retira nenhum direito de quem quer que seja. Ser playboy em tese não é defeito. Mas já que a esquerda rotulou os acusadores de Chico com esse epiteto, vamos analisar alguns fatos.

O rapper Túlio Dek, que discute com Chico no vídeo, é musico contratado da Arsenal Music desde 2008. Ainda que não desfrute da mesma aceitação que Chico no sofisticado circuito musical brasileiro, Tulio toca violão desde a juventude. Na juventude, Chico roubava carros. E a esquerda nem pode defendê-lo: ele roubava carros por diversão. Quando ele tinha 17 anos (a idade de Álvaro Garneiro Filho), o outro playboy do vídeo, ele foi pego pela polícia com um carro roubado. Passou seis meses em liberdade condicional. O honorável camarada ainda seria preso mais duas vezes, por atirar ovos em clientes em um bar de Itanhaém onde comemorava seu ingresso na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, e por provocar um acidente de carro em Santos. Ao que se sabe Álvaro Garneiro Filho nunca fez isso. Sobre o fato do herdeiro de Álvaro Garneiro ser obviamente um garoto rico, é bom lembrar que o dinheiro de seu pai não veio da Lei Rouanet ou de esquemas de propina da Petrobras. Álvaro Garneiro também veio de família rica, assim como Chico. A diferença e que sempre foi um empreendedor. Enquanto isso, Chico bebia, roubava carros, curtia a vida. Antes de ser musico e compositor, Chico nunca havia trabalhado. Um legítimo comunista, sustentado pelos pais.

Os argumentos apresentados pela esquerda para rotular os acusadores de Chico são realmente muito frágeis, demonstram desespero e indignação diante da ojeriza que eles despertam na sociedade brasileira. Argumentam que isso é coisa de quem se informa pela grande mídia, sendo que a grande mídia está com eles. Alegam que é ódio das elites, sendo que eles pertencem às elites. Falam em ódio, sendo que estão apenas colhendo o repudio de quem se viu ultrajado. A esquerda é tão canalha que a presidente que demorou uma semana para visitar Mariana depois da tragédia com a barragem da Samarco levou apenas algumas horas para se manifestar sobre a discussão de rua entre Chico e alguns transeuntes. A prioridade de Dilma não são os brasileiros, mas sim seus correligionários. Da mesma forma, a esquerda canalha se mobiliza em torno de um playboy boêmio porque ele foi confrontado por alguns rapazes com algo muito terrível para eles: a verdade. Tenham certeza que isso vai acontecer mais vezes. É o preço que se paga por tomar partido do carrasco. Outras pessoas serão acuadas nas ruas, confrontadas em espaços públicos, para finalmente serem descartadas na lata de lixo da história. A esquerda não está indignada com as agressões porque não aconteceram agressões ali. A esquerda está indignada porque entende que é legitimo pregar o socialismo para os pobres enquanto se vive no Leblon com segunda residência em Paris. Eles acreditam que fazem parte de uma nomenclatura, a classe dirigente que conduz a revolução. Eles sabem o que é melhor para o povo mais do que o próprio povo, e por isso tem o direito sagrado de usufruírem dos bens do capital. É por isso que para eles, alguns playboys são melhores que outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...