domingo, 3 de janeiro de 2010

Natal e Ano Novo - Que loucura, aquí.

Eu moro em Balneário Camboriú, SC.
Uma cidade maravilhosa para se viver, isto mesmo, viver e não, sómente, morar.

Tem todas as facilidades modernas, preços razoáveis (com excessão dos imóveis próximos à praia . . .) e bons serviços.

Eu me sinto bem tranquilo, com relação à segurança pessoal, pois se vê a polícia na rua, todo o tempo, fazendo o seu trabalho como deve ser.

O trânsito é bastante razoável, com os Agentes de Trânsito da Prefeitura mantendo o pessoal dentro das normas civilizadas, os acidentes são poucos e, via de regra, de pequeno expressão.

Mas, daí chega a temperada de verão e a cidade se transforma num caldeirão de gente de toda a parte do Brasil e do Cone Sul. É impressionante ver as placas dos veículos: carros de Roraima, Acre, Amapá, Ceará, uma coisa de doido. Turistas da Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e da Bolívia são presenças fortes e constantes. E isto sem falar do vizinhos mais próximos, como gaúchos, paulistas, paranaenses, matogrossenses e demais.

Mas a cidade está bem preparada para isto. Com um talento bem desenvolvido para o turismo, Balneário Camboriú oferece uma rede hoteleira de primeiríssima qualidade, com preços para todos os gostos. Os restaurantes, cobrindo quase todas as preferências, recebem os visitantes com muita categoria.

Na realidade, Balneário Camboriú é um destino turístico durante todo o ano. Mas, mesmo assim, se prepara (e muito bem), para a temporada. Afinal, cerca de um milhão e meio de pessoas visitam a cidade durante o verão.

Sempre que se fala sobre cidades turísticas do litoral, problemas como sujeira, falta dágua, trânsito caótico e falta de segurança são sempre mencionados.

Eu vivo aqui há 4 anos e este será meu quinto verão. Nunca tivemos falta dágua no nosso edifício. A praia e as ruas são limpas, religiosamente todos os dias (um verdadeiro exército de homens e mulheres começam a trabalhar, bem cedo, para que a praia e as ruas estejam limpas, já ao amanhecer). Sobre o trânsito e sobre a segurança, já falei. Ambos são reforçados na temporada, com contingente adicional de PMs, trazidos do interior do Estado, para ajudar no policiamento ostensivo da cidade.

Mas, mesmo assim, fico mais aliviado quando terminam as comemorações do Ano Novo. A última semana do ano tem a maior concentração de turistas, no início da temporada. Só se iguala ao Carnaval, quando a temporada diminui o seu rítmo e o volume de visitantes desce para um número mais paupável.

Ao que tudo indica, teremos uma temporada bastante expressiva, para a cidade. Talvez uma das melhores dos últimos anos. Vamos ver se o clima ajuda. Afinal, no ano passado, fomos muito prejudicados pelas chuvas que assolaram Santa Catarina no final de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...