domingo, 10 de janeiro de 2010

Venezuela com inflação de 25% - E daí? - Parte 2

E daí que o líder populista, tão amado pelo Lulla e seus asseclas, já começa a descida ladeira abaixo, na sua corrida desenfreada para acabar com a Venezuela.

Veja as notícias do hoje:

"O presidente venezuelano, Hugo Chávez, deu ordens neste domingo ao Exército para verificar se não haverá remarcação de preços depois que ele decretou uma desvalorização da moeda na semana passada. Ele também advertiu que pode confiscar qualquer supermercado que especule.

Chávez anunciou uma taxa de câmbio de 2,6 bolívares por dólar para bens prioritários como alimentos e medicamentos. Para o comércio e as indústrias automotiva e têxtil, a taxa será de 4,3 bolívares por dólar. A taxa de câmbio única fixa até a sexta-feira passada foi de 2,15 bolívares por dólar.

"Não há razão para ninguém aumentar os preços de absolutamente nada. Quando houver falta, o governo será o primeiro a reconhecê-lo (...) produto de uma pesquisa bem consciente", disse, em seu programa semanal de rádio e televisão Alô, Presidente. "Quero que a Guarda Nacional vá às ruas com o povo para lutar contra a especulação", acrescentou.

O coronel-golpista, tornado presidente, disse ainda que seria capaz de tomar os supermercados de seus donos e dá-los aos trabalhadores se houver remarcação de preços. Chávez acusou os meios de comunicação de provocar terror na população ao antecipar que todo tipo de produto aumentará de preço.

Canais de TV e jornais neste domingo mostraram fotos de longas filas de pessoas comprando eletrodomésticos. Eles também apresentaram várias análises de como a desvalorização afetará os diferentes setores da economia. Porém, o governo socialista assegurou que o impacto sobre os preços não seria forte. O país teve a maior inflação do continente em 2009, de 25,1%."

Exército tomando conta de preço de supermercado? Acho que já ví este filme, antes.

Foi dirigido por um cineasta medíocre, chamado José Sarney, que iniciou uma corrida inflacionária que quase acabou com a economia brasileira, até que o Itamar Franco e o Fernando Henrique Cardoso salvaram a pátria, com o Plano Real.

Apesar da forte oposição do Lulla e seu PT.

Os governos "socialistas" conseguem criar grandes ditaduras, violentas polícias políticas, mas não conseguem "dobrar" as leis de mercado. A defunta União Soviética e seus satélites, que o digam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...