sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Venezuela com inflação de 25% - E daí?

Deu na imprensa, hoje:

"CARACAS (AFP) - A Venezuela fechou 2009 com uma inflação de 25,1%, inferior à registrada em 2008, de 30,9%, informou nesta quinta-feira o Banco Central do país (BCV).
O ano 2009 marcou uma importante redução na pressão inflacionária no país, ao mesmo tempo em que continuarão os esforços coordenados de política econômica para consolidar esta tendência em 2010", explicou o BCV em seu relatório.

Segundo o BCV, o índice de escassez de produtos na capital - que mede a disponibilidade de uma série de produtos básicos para a população - se situou em 13,2% em dezembro.

Para 2010 o governo da Venezuela prevê um crescimento econômico de 0,5%, em relação ao tombo de 2,9% registrado em 2009."

Este é o país que o Lulla apoia e elogia. A Venezuela nunca foi uma exemplo muito bom, como país, mas pelo menos vivia numa democracia e com a economia em crescimento, quando o amigo do "cara", Hugo Chavez, assumiu o governo em Janeiro de 1999.

Com uma produção de petróleo em torno de 2 milhões de barris/dia, uma ambicioso plano de aumentar a produção para 5 milhões de barris/dia, a Venezuela recebia bilhões de dólares em investimentos estrangeiros, no final da década de 90.

Caracas, a capital, era considerada uma das mais seguras capitais da América Latina, com uma vida cultural bastante movimentada, excelentes restaurantes e baixíssimo nível de violência.

Onze anos depois, a Venezuela tem um dos menores índices de investimentos estrangeiros da América do Sul, uma dos maiores índices de inflação e Caracas se transformou na cidade mais violenta das Américas.

A produção de petróleo, depois que Chavez demitiu todos os técnicos e engenheiros da estatal Petróleo de Venezuela e cancelou os contratos de risco assinados, no governo anterior, caiu para pouco mais de 1,4 milhões de barrís/dia.


Os supermercados do país exibem prateleiras vazias (faltam 13% dos alimentos básicos, segundo o govêrno e 50% segundo analistas independentes), enquanto containers com alimentos perecíveis se perdem, depois de ficar meses nos portos, num país com a infraestrutura logística falida.

Com um nível de corrupção elevadíssimo, controle de quase 100% de imprensa nas mãos do governo e de seus aliados, constantes ataques à propriedade privada, a Venezuela se transformou naquilo que Hugo Chavez prometia, na sua campanha à presidência, em 1998: uma Cuba com petróleo.

Só que o petróleo, que custava US$ 12/barril em 1999 e hoje custa seis vezes mais, não é suficiente para manter esta ditadura disfarçada, altamente admirada pelos políticos do partido do Lulla.

Os investimentos estrangeiros sumiram, investimentos privados venezuelanos sairam do país e foram para a vizinha Colômbia, segundo maior fornecedor de alimentos da Venezuela, depois dos Estados Unidos e, maior ainda, que o Brasil.

O plano estratégico de Hugo Chavez, para transformar a Venezuela na Cuba dos seus sonhos, porém, está fazendo escola.

Os recentes decretos assinados por Lulla, em diversar áreas, "costurados" nos gabinetes de ex-terroristas, hoje alçados a cargos ministeriais, começam a pavimentar a realidade brasileira para o pesadelo venezuelano.

Na Venezuela, como aquí, o presidente conta com grande apoio da população, apoio mantido através de esmolas oficiais, com nomes sofisticados.

Explorando ao máximo o ensinamento recebido de seu mentor, o decrépito quase-morto Fidel Castro, Hugo Chavez está transformando um belíssimo país de 24 milhões de habitantes, em mais um exemplo prático do desastre que ditaduras e regimes rotulados de "socialistas", costumam provocar.

A lição do fracasso da União Soviética e de seus satélites, não foi aprendida por alguns povos, ainda.

Uma pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...