sábado, 3 de janeiro de 2015

O verde-amarelo esquecido


As cores da bandeira brasileira sempre foram o símbolo mais importante da cidadania.

Nas ocasiões cívicas, o verde-amarelo era a única cor que enfeitada as multidões, comemorando ou protestando. As cores da Bandeira do Brasil eram o fator mais relevante no visual de tais eventos.



Os presidentes brasileiros ostentavam com orgulho a Bandeira Nacional.


Com estas cores combinadas, o Brasil se enfeitava a cada quatro anos para torcer pela equipe de futebol profissional, durante as Copas Mundiais. E o time era chamado carinhosamente de “seleção canarinho.” 



Já não se viu ruas assim decoradas na Copa de 2014 . . .

Era o verde e o amarelo que o nosso grande herói contemporâneo, Ayrton Senna, ostentava para comemorar suas vitórias. Verde e amarelo era a cor do carro de Emerson Fittipaldi, quando participou da Fórmula 1 com  patrocínio brasileiro.



Verde, amarelo e azul são as cores dos aviões da Esquadrilha da Fumaça, que desperta o patriotismo da juventude, por todos os rincões do país onde se apresenta.



Porém, parece que a bandeira brasileira já não representa o sentimento da nação.

Quem não conhecesse o Brasil e visitasse o país pela primeira vez neste 1º de Janeiro, teria a impressão de que a bandeira dos brasileiros é vermelha. Pois era o que se via na capital da república.



Eleita nas urnas e rejeitada no coração da maioria dos brasileiros, Dilma Rousseff teve que recorrer aos admiradores de aluguel, que em troca refresco e sanduíche de mortadela se vestem de vermelho para tentar ocupar, sem sucesso, os largos espaços da Praça dos Três Poderes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...