quarta-feira, 18 de junho de 2014

A Mágoa dos Derrotados e o Medo dos Desacreditados

"Estou realmente impressionado com o poder que um governo tem de ferrar um país. Conseguiram o impossível: destruir a paixão do brasileiro por futebol. Às vésperas de uma copa do mundo no Brasil, nada de bandeiras, nem carros decorados, nem torcida, nem bolões. Nada. Apenas a apatia, a revolta, a dor-de-estômago dos aviltados. Imagino que as vítimas de crimes sexuais devem se sentir mais ou menos assim.

A indignação por causa de todos os escândalos que cercaram a preparação para o torneio conseguiram fazer naufragar o maior de todos os amores brasileiros. Até eu que nunca gostei muito de futebol estou chateado. Gostaria de ser uma dessas pessoas que conseguem distinguir as coisas: de um lado, o governo corrupto (como sempre...); de outro, a festa da Copa, que deveria ser. Mas não consigo. E, junto comigo, de acordo com as pesquisas, outros 52% de brasileiros, dentre os entrevistados.

Que os sucessivos governos péssimos que tivemos desde as diretas-já tinham acabado com o patriotismo e o otimismo da nação eu já sabia. Houve, é verdade, um breve período de resgate de tais valores em 1991 com os "caras-pintadas", mas durou pouco.

E também imaginava que, pelo andar da carruagem, era só questão de tempo até as grandes multinacionais irem a pique, sangradas até a morte com tanta roubalheira.

Também não foi surpresa ver um país desacreditado nacional e internacionalmente, sem perspectiva (boa) de curto ou médio prazo.

Mas ver o Brasil completamente descolorido faltando pouco mais de vinte e quatro horas para o pontapé inicial de uma copa do mundo em solo doméstico... essa realmente me assustou.

Depois dessa, simplesmente não há mais nenhum limite a ser cruzado. O Governo provou que é capaz de destruir TUDO para prestigiar seus interesses escrotos. E o fez. O que importa é se manter no poder eternamente, e foco nas eleições. E mais e mais reeleições.

E nós ficamos aqui, com a mágoa dos derrotados, o medo dos desacreditados e a vergonha dos estuprados.

Parabéns, governo brasileiro!"


Sergio Bernardinetti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...