segunda-feira, 2 de junho de 2014

O Custo de Viver no Brasil

Postado hoje por mim, no meu outro blog.

O Custo de Viver no Brasil

Como o Governo me vê.
Nós já pagamos uma das maiores cargas tributárias do planeta, que chegou em 2013 a 36,2% do Produto Interno Bruto, com um crescimento de 9,3% nos último dois anos.

O que recebemos em troca é de má qualidade, deficiente, burocrático, atrasado e difícil de se obter.

Na realidade, o único setor público que funciona muito bem é a Receita Federal do Brasil, cada vez mais competente na arrecadação dos impostos federais.

Para nós, brasileiros, restam uma Saúde Pública africana, uma Educação Pública de quarto mundo, uma Segurança Pública digna de países do Oriente Médio em guerra civil e uma Infraestrutura/Mobilidade de fazer inveja ao Burundi, somente.

Mas o apetite tributário do governo não tem limite.

Eu moro na orla marítima e por isso tenho que pagar uma Taxa de Ocupação ou Foro ao governo federal (conhecida erroneamente como "Terreno de Marinha"). pois a União é o verdadeira dona de parte do terreno onde foi construído o edifício onde resido. Eu vivo aqui de favor.

De favor? Acho que não.

Esta lei foi criada em 1889 e é meu azar o fato de que os meus avós decidiram imigrar para este país atrasado, quando poderiam ter ido para outros lugares melhores. Até aí, tudo bem. Faz parte da vida.

O ponto que discuto aqui não é pagar este imposto, além de todos os outros. É a forma como o valor deste imposto tem sido cobrado, com reajustes que não se justificam por nenhuma análise coerente.

Gostaria que algum burocrata me explicasse o porquê de um aumento de 17,9% nesta taxa, em um ano.
O que foi que aconteceu que justifica isto? Quais foram os parâmetros utilizados?

Não há nenhuma explicação. Você recebe um DARF, menos de quinze dias antes do vencimento, sem qualquer explicação sobre o aumento. Se não pagar, tem multa. Se brigar - e tem gente que tentou - vai perder, pois com certeza tem uma lei por aí que permite este roubo.

Como eu vejo o Governo
Que opção tenho? Pagar e torcer para que a seleção ganhe a copa?

É isto que nos resta?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...